sábado, 31 de outubro de 2015

Venha tornar o seu dia mais doce na Feira do Chocolate, em Grândola!

Decorre de 5 a 8 de Novembro a 9ª edição da Feira do Chocolate, no Parque de Feiras e Exposições de Grândola, e promete ser um evento impróprio para diabéticos!
Tanto miúdos como graúdos serão tentados pelo pecado da gula durante estes quatro dias, recheados de achocolatadas tentações. Poderão ainda visitar um conjunto de expositores, onde se pretende que os visitantes possam apreciar a exposição e a produção de peças artísticas em chocolate, ao vivo.
A Feira do Chocolate contará ainda com diversos concertos que pretendem fazer da animação musical mais um ingrediente desta feira.




domingo, 25 de outubro de 2015

Alvito promove concurso de gastronomia com frutos de outono!

A Feira dos Santos e dos Frutos Secos, em Alvito, irá decorrer entre os dias 30 de Outubro e 1 de Novembro. Além de reavivar a tradição, contará com inúmeras atividades que pretendem captar a atenção de todos.
Ao mesmo tempo, a Câmara de Alvito promove a segunda edição do concurso “Prov’Alvito com Frutos d’Outono”, que pretende sensibilizar a população para a importância da qualidade gastronómica associada aos produtos locais.  


Para mais informações, consulte o programa aqui.

sábado, 24 de outubro de 2015

Em Montemor-o-Novo, Sopa vai rimar com Festival!



A 12.ª edição do Festival de Sopas realiza-se nos dias 6, 7 e 8 de Novembro, no Pavilhão de Exposições de Montemor-o-Novo. Esta iniciativa pretende apelar ao consumo de Sopa, através da divulgação do património gastronómico, dando ênfase aos benefícios deste prato, aliados à sua tradição.

A entrada é gratuita e, para além da boa gastronomia disponível, haverá também animação musical. Os visitantes poderão apreciar inúmeras sopas, desde a Sopa de Tomate à Canja de Galinha, passando pelo típico Caldo Verde.
Neste festival, o difícil será ter barriga para provar tantas iguarias!


Poderá obter o programa completo aqui.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

11 Percursos Pedestres no Alqueva

“11 Percursos – 6 Fins-de-semana” marca o arranque do projecto “Transalentejo – percursos pedestres do Alqueva”

Este projecto arranca com o lançamento de um guia com onze percursos pedestres nas zonas ribeirinhas do Lago do Alqueva e do Rio Guadiana.
O guia está editado em Português e Inglês e apresenta diferentes trilhos detalhadamente estudados, mapeados e sinalizados.
Dá a oportunidade aos caminheiros de descobrirem paisagens naturais e diversificadas que formam o vasto e rico património natural e cultural do Alentejo.
Esta é uma iniciativa que envolve os concelhos de Borba, Alandroal, Mértola, Serpa, Beja, Portel, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Barrancos, Moura e Redondo.

Pode consultar mais informações sobre os percursos e mapas aqui.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Chega a Arraiolos a 16ª Mostra Gastronómica. Vai uma Empadinha?


Começa no dia 30 de Outubro a 16ª Mostra Gastronómica, a Feira do Tapete de Arraiolos e o 8º Festival da Empada. Este certame vai decorrer no Pavilhão Multiusos de Arraiolos e tem como principal objetivo a promoção das potencialidades da região.
A toda a degustação que os participantes poderão aceder, aliam-se ainda animações culturais, exposições e espetáculos que pretendem tornar a visita num passeio a recordar!
A Mostra Gastronómica encerra a 8 de Novembro e por isso não percam esta excelente oportunidade para sair de casa e conhecer o concelho de Arraiolos, a vila pitoresca, com um dos únicos castelos circulares do Mundo!



segunda-feira, 19 de outubro de 2015

ERT lança “Guia de Restaurantes Certificados do Alentejo”

A Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo apresenta esta terça-feira, dia 20 de Outubro, um projeto que visa destacar 84 restaurantes com o selo de Certificação, espaços que se comprometem a apresentar qualidade nos seus serviços, nos seus produtos, na confecção e no acolhimento dos seus clientes.
O projeto pioneiro intitula-se por “Alentejo Bom Gosto” e pretende divulgar e promover o valor da gastronomia alentejana e tudo o que a envolve, apoiando-se na edição da Carta Gastronómica do Alentejo e dos Roteiros Enogastronómicos.
A edição será lançada em inglês e português e também estará disponível numa versão eBook, nos idiomas português, inglês, francês e espanhol. Poderá consultar esta última versão no site www.visitalentejo.pt.
O lançamento do “Guia de Restaurantes Certificados do Alentejo” inicia-se em Castelo de Vide, logo no dia 20 de Outubro, pelas 14h00, na Casa do Parque, e nesse mesmo dia prossegue por Marvão e Portalegre. No dia 23 de Outubro estará em Estremoz, Reguengos de Monsaraz e Évora, dia 28 de Outubro em Santo André e Alcácer do Sal e dia 29 de Outubro é apresentado em Serpa, Entradas e Beja.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Portugal Walking Fest 2015 | Marvão | Castelo de Vide

Se ainda não está familiarizado com a prática do Turismo de Natureza, aqui fica um óptima sugestão para o fazer! O Portugal Walking Fest pretende promover a Rede de Percursos Pedestres do Alto Alentejo e divulgar a oferta turística deste território através da prática de Passeios Pedestres. 
O programa de três dias é rico em atividades e experiências que passam pela oferta diversificada de percursos temáticos, que tanto cativam os mais aventureiros como os mais interessados pelo património histórico. 
Esta iniciativa irá decorrer nos dias 16, 17 e 18 de Outubro.
Aproveite esta oportunidade única!

Para mais informações consulte o site oficial:




Festa da Vinha e do Vinho 2015, em Borba!


A Festa do Vinho e da Vinha em Borba vai decorrer entre os dias 7 e 15 de Novembro de 2015 e é já uma referência nos eventos culturais promovidos no Alentejo! Além da presença do afamado vinho, também os queijos e enchidos, a gastronomia e a doçaria da região se fazem notar nesta festa. Para além do que poderá degustar, também o artesanato se encontra representado por artesãos locais, que nos mostram peças únicas que vão do barro à cortiça, passando pelas tapeçarias. 
A Festa decorrerá no Pavilhão de Eventos de Borba, aliando a vertente promocional à componente cultural, o que torna este espaço não só de comercialização mas também de divulgação da cultura regional alentejana.



segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Chegou o frio... Tempo de aproveitar o Turismo em Espaço Rural!

Sim, é verdade, já chove... Mas nada o impede de aproveitar o Inverno da melhor maneira, ligando-se à Natureza do nosso país!
Aproveite para se deliciar com as paisagens verdejantes no Alentejo, proporcionadas pela chuva que, apesar de poder incomodar um pouco, alegra os nossos olhos com a beleza que despoleta. Escolha um alojamento local acolhedor, usufrua dos espaços interiores, cheios de tradição, aproveite a lareira para aquecer o corpo e a alma enquanto saboreia um bom vinho da região, ou até mesmo um chá. O Turismo Rural dá-nos isso mesmo: a proximidade, o aconchego, a sensação de que o tempo parou, a sensação tão boa de querer ficar.
Se quiser guardar o sossego para o final do dia aproveite para explorar durante o dia as atividades que a região tem para oferecer. O Alentejo é rico em vestígios dos nossos antepassados, o que agrada aos exploradores; procure workshops que lhe interessem, alimente a sua curiosidade; faça o seu próprio roteiro gastronómico e adira aos famosos "petiscos" alentejanos!
Resumindo, os fins-de-semana frios e chuvosos não têm de ser aborrecidos, basta que tenha vontade de ir à descoberta!




quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Vai uma Açorda Alentejana para aquecer?

Chega o Inverno, e nada melhor que uma boa Açorda Alentejana para aquecer! 
Algo que era catalogado como comida "pobre", confecionada pelos camponeses, tornou-se numa rica iguaria, muita solicitada pelos viajantes que passeiam pelo Alentejo.
Tipicamente, a açorda é feita com o pão duro migado (pão cortado aos bocados e designado no Alentejo por "sopas"), alho, coentros e azeite. Com pescada ou bacalhau cozido, o caldo do peixe é importante no momento da confeção, porque vai ser misturado com o "piso". Este é composto por alho, coentros, azeite e sal, que são pisados no almofariz e depois escaldados pela água da cozedura. Por fim, junta-se o pão duro migado e, opcionalmente, os ovos, escalfados ou cozidos.
Aquilo que noutras zonas do país é chamado "Açorda", é o que os Alentejanos chamam de "Migas", e nada tem a ver com a dita Açorda Alentejana.
Se ainda acrescentar poejos (erva aromática) à açorda vai sentir uma explosão de sabor, já que este tempero tem um paladar característico e marca o Inverno no Alentejo, já que volta sempre com a chuva.
Venha conhecer o Alentejo e pare para saborear uma deliciosa Açorda... não se irá arrepender!




segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Porquê o Turismo Rural?

O contacto com a Natureza. Aproveite para sair dos grandes centros urbanos e respire ar puro. Desligue-se do seu stress diário, faça uma caminhada e aproveite para registar com a máquina fotográfica as paisagens que encontrar no seu caminho.

Novas experiências. Procure novos trilhos, fale com as gentes locais, mergulhe nas tradições culturais da região e participe em atividades que nunca pensou fazer!

Usufrua do acolhimento personalizado. Chegue ao local escolhido e deleite-se com uma cesta de frutas e compotas seleccionadas pela anfitrião. Ele já o trata pelo nome próprio e vai ajudá-lo a conhecer a região.

Saboreie a gastronomia local. Do vinho aos enchidos, dos queijos à doçaria, do Porco ao Borrego, não deixe de provar as iguarias locais. Os novos sabores e paladares vão, com certeza, surpreende-lo e ficar na sua memória.

Conheça as tradições locais. Alguma vez pensou pisar uvas num lagar ou assistir à apanha da azeitona? Saber como é feito o queijo ou os enchidos que saboreou ao jantar, ou até mesmo visitar a destilaria onde foi feito o tão apreciado licor que o anfitrião lhe deu a provar quando chegou? No Turismo Rural é possível!

Aproveite para fazer uma escapadinha no fim-de-semana. Prepare a mala com o essencial, não se esqueça dos ténis, faça-se à estrada e desfrute de um fim-de-semana de paisagens e boas vibrações. Em dois dias vai sentir-se revigorado!

Faça atividades ao ar livre. Sabe o que é o Arvorismo? Já fez canoagem? Já pensou poder tratar de uma horta para mais tarde preparar a sua refeição com produtos biológicos? Aproveite todas as experiências que o Turismo em Espaço Rural lhe proporciona e parta à aventura!