segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Delicie-se com a XVI Mostra de Doçaria de Alcáçovas!

Entre 4 e 6 de Dezembro, Alcáçovas recebe a 16ª edição da Mostra de Doçaria, organizada pelo Município de Viana do Alentejo e Junta de Freguesia de Alcáçovas, no Largo da Feira, na Gamita.


terça-feira, 24 de novembro de 2015

IX Feira do Cogumelo e do Medronho

Durante o fim de semana de 28 e 29 de Novembro, decorrerá a IX Feira do Cogumelo e do Medronho, que este ano conta com o 1º encontro "Rota dos Produtos da Serra", tendo a cortiça um papel de destaque neste certame.
Como atrações da feira, destacam-se os produtos locais, conferências, animação musical e infantil. Aqui fica uma ótima oportunidade para conhecer os produtos endógenos da região e toda a oferta que a serra do Caldeirão tem para lhe oferecer. Visite São Barnabé, no concelho
de Almodôvar!

"Cante Fest 2015" | Celebrar o Cante Alentejano

Para celebrar a elevação do Cante Alentejano a Património Imaterial da Humanidade, Serpa e Lisboa vão dividir-se entre espectáculos, exposições, lançamento de livros, tradução do Dossier UNESCO 2014 e apresentação de uma moeda comemorativa da Imprensa Nacional Casa da Moeda entre os dias 27 a 29 de Novembro.

Será ainda apresentado o Roteiro Digital do Cante, numa organização conjunta entre a Câmara Municipal de Serpa, Casa do Cante, Casa do Alentejo e ERT - Turismo do Alentejo.








quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Portel | "Capital do Montado"

É já entre os dias 26 e 29 de Novembro que Portel recebe, mais uma vez, a Feira do Montado.
A Serra de Portel apresenta uma das maiores manchas de montado da região, ocupando mais de metade da área florestal do concelho, o que faz com que esta vila se assuma como a "Capital do Montado".
O principal objetivo desta iniciativa é valorizar os recursos da região, como a madeira, a lenha, o carvão vegetal e, em destaque, a cortiça. Poderá ainda conhecer os produtos de carácter alimentar, como o mel ou os cogumelos ou as actividades que o montado proporciona como a pecuária, a caça, ou o próprio turismo de natureza.
A Feira do Montado pretende animar todos os participantes com atividades culturais, como teatros, cante tradicional alentejano e animação popular musical.

Venha a Portel e conheça uma tradicional festa alentejana!

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Despeça-se de Novembro em grande e visite a 23ª Edição da Cozinha dos Ganhões!

É já entre os dias 26 a 29 de Novembro que decorre a 23ª Edição da Cozinha dos Ganhões, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz. O evento, à boa maneira alentejana, vai privilegiar a boa gastronomia, a doçaria conventual e promover os produtos e ofertas regionais.

Cultura e tradição são os motes desta festa!

Poderá consultar o programa aqui.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Quentes e boas... as castanhas, pois claro!


O Município de Marvão vai promover a XXXII Feira da Castanha - Festa do Castanheiro, nos dias 14 e 15 de Novembro. O maior objetivo da Vila de Marvão é homenagear o Castanheiro, e o seu fruto, a Castanha e é considerado o evento mais genuíno do País.

Aproveite esta oportunidade para conhecer a Vila de Marvão e as suas montanhas escarpadas que estão inscritas na lista de candidatos a Património Mundial da UNESCO desde 2000.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

As Tapeçarias de Portalegre vão candidatar-se a Património da Humanidade

É já em 2017 que as Tapeçarias de Portalegre vão candidatar-se a Património Mundial, pela UNESCO, pelas mãos da Câmara Municipal de Portalegre, da Entidade Regional de Turismo de Alentejo e pela Manufatura de Tapeçarias de Portalegre.
A Manufatura de Tapeçarias de Portalegre é um dos últimos centros de produção artística contemporânea de tapeçaria mural do mundo, cativando novos pintores e encontrando-se actualmente num processo de internacionalização.
É um oficio que requer muito tempo e disponibilidade por parte de quem a aprende e a aplicação de uma importante técnica no que toca ao "saber fazer", o que faz com que, hoje em dia, muito poucos a dominem e se corra o risco da sua extinção.






segunda-feira, 2 de novembro de 2015

E que tal um Passeio de Balão para apreciar as planícies alentejanas?



Os céus alentejanos vão ficar mais coloridos entre os dias 8 e 15 de Novembro, com a realização da 19.ª edição do Festival Internacional Rubis Gás Balões de Ar Quente. O evento vai reunir pilotos de vários países europeus (Portugal, Espanha, França, Bélgica, Reino Unido, Holanda e Alemanha), o que totaliza a participação de 35 equipas profissionais, com créditos firmados no balonismo.
De forma a cativar a participação de todos, a programação vai incluir voos gratuitos em balões de ar quente, entre os dias 9 e 14 de Novembro. 

Não perca esta oportunidade única!

Para mais informações, veja o programa do evento aqui.